O FUTURO DO DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
O líder do futuro é aquele que abraça estas mudanças, toma decisões sobre os fatores atuais e aproxima das pessoas e aproxima as pessoas, é preciso ter habilidades de liderança e competências organizacionais diferentes daquelas utilizadas no passado, portanto, pensar diferente no que se refere ao desenvolvimento de equipes, também é necessário, para preparar pessoas.
O FUTURO DO DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
A necessidade e o aumento de líderes preparados, nunca esteve tão urgente no ambiente organizacional. Empresas de variados segmentos já sabem que para sobreviverem no ambiente VUCA (um acrônimo que descreve 4 características marcantes do momento em que estamos: volatilidade, incerteza, complexebilidade e ambiguidade) é necessário um novo olhar dos líderes e das empresas para este ambiente novo e incerto. Já não se pode confiar inteiramente no planejamento, por que de repente o cenário empresarial e o cenário humano muda e você precisa mudar suas ações que estavam planejadas. Uma das mudanças que se vê acontecer dentro das equipes dos líderes, é a entrada de colaboradores nas empresas com diferentes visões e estilos, novas gerações que chegam na gestão que apresentam variadas posturas e devem fazer parte do presente e do futuro da organização, sem falar no avanço da tecnologia e aumento da conectividade entre as empresas e pessoas.
O líder do futuro é aquele que abraça estas mudanças, toma decisões sobre os fatores atuais e aproxima das pessoas e aproxima as pessoas, é preciso ter habilidades de liderança e competências organizacionais diferentes daquelas utilizadas no passado, portanto, pensar diferente no que se refere ao desenvolvimento de equipes, também é necessário, para preparar pessoas.
É preciso desenvolver os líderes não somente de C-level (nível mais alto entre os líderes), mas também desenvolver colaboradores chaves para sucederem aos mais variados cargos que possam vir a existir dentro das empresas. Tenho percebido em meus processos de consultoria em gestão de pessoas e processos de coaching, que as empresas se preocupam com as diversas situações na educação corporativa, uma delas é que investem um valor significante, anualmente, para treinarem líderes, executivos, gerentes, supervisores e colaboradores do operacional, mas, os colaboradores por sua vez participam, a fim de aprimorar suas habilidades e promoverem a própria carreira, e não necessariamente permanecem com os empregadores que lhes financiam o treinamento. Outro fator que tenho percebido, é que poucos executivos parecem multiplicar conhecimento para a equipe. A revista Você S/A, relata que duas competências foram mais destacadas no perfil dos gestores das 150 melhores empresas para trabalhar, uma delas: líder inspirador e a outra competência é o líder instrutor, aquele que identifica os pontos fortes e fracos dos funcionários e os desenvolve. Estes dados representam a importância que as empresas precisam dar foco no desenvolvimento de colaboradores no geral.
Há diversas tendências poderosas utilizadas por empresas para formular um modelo de desenvolvimento de pessoas para as empresas proporcionarem um sistema ganha-ganha, um deles é estabelecer um processo de desenvolvimento de talentos estruturado e sistematizado, com ações individuais, onde as empresas podem trabalhar inclusive os limitadores comportamentais dos executivos de forma específica, formando uma nuvem de aprendizado interna, para que os mesmos possam multiplicar e disseminar o conhecimento e agregar ainda mais conhecimento para a equipe. Em suma, para que os líderes se adequem às mudanças e caminhem na trilha comum da empresa, é essencial criar um pacote de ações que envolvam treinamentos e clareza estratégica. Deixo aqui, 2 perguntas para uma breve reflexão sobre a sua futura Liderança.
Você, líder, o que você está fazendo para inspirar a sua equipe?
Dos treinamentos que você já obteve através da empresa a qual trabalha, o que você levou ou entregou de conhecimento para a equipe, de forma que eles se desenvolvessem?
Tenham excelentes aprendizados e até o próximo artigo.
Gisele Moreira - Consultora de RH e Coach Executiva