FUNCIONÁRIOS FICAM INSEGUROS EM ABRIR SOBRE O SEU ESTADO DE SAÚDE MENTAL
Funcionários ficam inseguros em abrir sobre o seu estado de saúde mental. EQUILÍBRIO EMOCIONAL DENTRO DAS EMPRESAS: UM DESAFIO PARA O SETOR DE RH E EMPRESÁRIOS As pessoas estão enfrentando consequências psicológicas e mentais com a pandemia Precisamos entender que doenças mentais, demandam tratamento e naturalidade.
Funcionários ficam inseguros em abrir sobre o seu estado de saúde mental
O cuidado com a saúde mental era uma área relevante para ser trabalhada dentro das empresas, antes mesmo da pandemia, agora com o atual cenário no mundo, este zelo tornou-se prioridade dentro das organizações.
Os problemas psicológicos e seus descarrilamentos têm sido uma preocupação para os empresários e para o setor de RH das organizações.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as pessoas estão enfrentando consequências psicológicas e mentais com a pandemia, como: depressão, ansiedade e síndrome de burnout. Elas se preocupam gerando estresse na população afetada pelo risco de contaminação, isolamento social e desemprego. Muitos funcionários das empresas perderam seus entes queridos e há muita insegurança com aqueles que ainda se encontram empregados.
É importante entender que nem sempre quem está com alguns desses problemas, consegue identificá-los ou se sente encorajado em pedir ajuda. Neste caso, indico um livro chamado: A coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown, uma estudiosa em comportamentos do ser humano e psicóloga no Texas. Ela reforça que para ser vulnerável é preciso ter muita coragem. Por isso, o papel dos líderes e de todos os colaboradores de uma empresa, é perceber como estão os colaboradores, ficar de olho em comportamentos como a dificuldade para acompanhar reuniões, desorganização, problemas de memória, desânimo e apatia, são alguns indicativos de que algo não vai bem. Também é preciso atentar à mudanças de atitude, como alguém que era calmo e se tornou mais agressivo ou que vivia animado e perdeu toda a disposição.
Muitos funcionários ficam inseguros em abrir sobre o seu estado de saúde mental, uns por medo de perder o emprego ou ocasionar em um afastamento, mas cada empresa reage de uma forma. Dentro da minha experiência de vida pessoal e como consultora dentro das empresas, não vejo nenhum demérito em enfrentar problemas relacionados à saúde mental.
Precisamos ressaltar que quando os sintomas são tratados precocemente, o tratamento fica mais leve, por isso a necessidade de buscar ajuda no início dos sintomas. É importante entender que doenças mentais demandam tratamento e naturalidade.